Bolachas de chocolate e avelã sem glúten

domingo, 17 de dezembro de 2017
As receitas que tenho de família já podiam dar alguns livros. Mesmo assim, se há livros que gosto de comprar, são os de receitas.
Gosto especialmente de pegar nos livros ou nas revistas, procurar receitas e depois das duas uma: ou as faço na íntegra ou faço alguma alteração.
A receita que se segue é do livro Delícias sem Glúten da Susanna Booth. Fiz a receita praticamente como estava no livro. Só diminuí a quantidade de açúcar e fiz tudo na Bimby.


Ingredientes
175g de manteiga sem sal derretida
300g de farinha de arroz integral
150g de açúcar amarelo
2 colher de chá de extrato de baunilha
1 ovo
60g de avelãs picadas
120g de chocolate preto partido em pequenos pedaços

Preparação
Derreter a manteiga (pode ser no microondas) e misturar com a farinha de arroz, o açúcar, o extrato de baunilha e o ovo. Neste passo, podem misturar tudo com a mão ou utilizar um processador de alimentos.
Deixar a massa a repousar durante 30 minutos.
Pré aquecer o forno a 180ºC.
Misturar a avelã e o chocolate do preparado anterior.
Moldar a massa formando pequenas bolas e achatá-las de modo a que fiquem com a forma de bolacha. Coloca-las sobre um tabuleiro untado com manteiga ou com papel vegetal.
Levar ao forno durante 15 minutos.

Preparação na Bimby
Picar o chocolate 4seg/Vel.7.
Derreter a manteiga 2min/100ºC/Vel.2.
Misturar os ingredientes todos 20seg/Vel.6.
A parte de misturar as avelãs e o chocolate também podia ter sido feita na Bimby mas como eu tinha tirado o preparado para uma taça, acabei por misturar tudo à mão para não ter de voltar a colocar tudo na Bimby.
Mas podem fazer da forma que vos der mais jeito.