Roteiro Gastronómico #15 Fornalha - Leça da Palmeira/Porto

sexta-feira, 17 de março de 2017
Uma vez mais, a convite da Zomato, fomos visitar um espaço que nasceu a 1 de Outubro de 2016 em Leça da Palmeira, o Fornalha. Aqui podem encontrar desde pizzas confecionadas no forno de lenha a vários tipos de carne cozinhados em grelhador a carvão. O espaço está situado junto à praia e existe bastante estacionamento à volta.

A sala é ampla, tem uma zona para as crianças poderem brincar e gostei da decoração com várias imagens de cervejas de edições especiais da Super Bock. Como entrada, pedimos o couvert simples. Foi-nos então servido um pão francês com sementes de papoila, linho e girassol cozido no forno de lenha e dois patês. Gostei muito que o pão fosse servido num saco para cada um porque mantém a temperatura e fica super estaladiço quando o abrimos. Quanto aos patês, eram bons, mas acho que podiam ter o sabor um pouco mais intensificado. Quanto à textura, nada a apontar.

Pedimos duas pizzas, uma de quatro queijos e uma vitricino calabresa (é um enchido especial Italiano). Gostei muito do pormenor das pizzas serem servidas numa pedra que as mantém quentinhas, é mesmo aquela sensação: do forno para a mesa mantendo a mesma qualidade. A pizza de vitricino calabresa tem de ser para alguém que goste de picante, mas achei-a muito boa em termos de sabor. E não se preocupem que há toda uma carta de cervejas boas para contrastar o picante!

A pizza de quatro queijos achei um pouco enjoativa, dava-me ideia que um dos queijos tinha um sabor muito forte e que quase não se sentiam os restantes. Quanto à massa, tenho uma opinião um pouco agridoce. A massa é fina, e eu adoro pizzas de massa fina. Mas muito sinceramente, acho que tirando os rebordos a massa estava fina de mais e não estava estaladiça no meio. A consequência era que quando se cortava a fatia, os ingredientes difundiam-se na massa e quando se colocava tudo na boca, não se sentia a massa. No entanto, ao provar a massa das bordas de forma isolada percebe-se que a massa é saborosa. Na minha opinião acho que a massa poderia ser ligeiramente mais grossa no meio, ou então um pouco mais cozida.

Para sobremesa deixei-me levar pelo chocolate e pedi um petit gateu com bola de gelado e topping de morango. Não desiludiu! Cumpriu os requisitos na perfeição e quando foi aberto sentiu-se alegria ao ver o chocolate a verter (parece que ainda estou lá). Fiquei com vontade de voltar para experimentar a parte das carnes, principalmente o T-bone que já ando há algum tempo a pensar em provar. Dois tipos de carne numa só peça e confecionada a carvão, só deve dar coisa boa.







Fornalha Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato