Cidade Gráfica, letreiros com história

sexta-feira, 3 de março de 2017

Têm até dia 18 de Março para visitar a Cidade Gráfica na Rua da Trindade nº20 (Convento da Trindade). A entrada é gratuita.

A exposição intitulada de "Cidade Gráfica. Letreiros e reclames de Lisboa no século XX" tem como objetivo não deixar cair em esquecimento um património gráfico que está a desaparecer, juntando assim a publicidade e a cultura urbana num só espaço.
Este trabalho é também feito em parceria com o projeto Letreiro Galeria que nasceu em 2014 e visa resgatar e preservar letreiros antigos da cidade.

A exposição está dividida por tipologias de materiais. No primeiro andar vão poder ver tabuletas de vidro, metais e portas guarda ventos. 

Ao se dirigirem ao segundo andar vão encontrar letreiros com caixas de luz. O segundo andar tem várias zonas em que todas elas têm letreiros em néon e encontram-se divididos por tipos de letra. Também podem aqui ver expostas fotografias de letreiros que já não existem.

Confesso que foi uma agradável surpresa porque alguns dos letreiros são realmente icónicos e nós acabamos sempre por nos lembrar de os ver em jornais mais antigos.

Aconselho a visita!