Hoje quem escreve é ela(e) #7 - Mas afinal o que é o Crossfit?

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
“Crossfit is a way of life. You eat well, you train hard, you push yourself. It teaches you so much about yourself.” (Ben Smith – atleta de Crossfit)."



A metodologia base do Crossfit assenta na realização de movimentos funcionais, numa intensidade considerada alta. Estes movimentos englobam ginástica, halterofilismo, corrida, remo e muito mais. Como os treinos são feitos em grupo, surgiu espontaneamente uma comunidade de praticantes da modalidade, que hoje se estende praticamente ao mundo inteiro, com provas ao nível mundial e um espírito de camaradagem e companheirismo que não conseguimos encontrar noutro desporto. Apesar de treinarmos todos juntos, o treino é individual, pelo que a única competição que existe é connosco próprios, o único objetivo é sermos melhores do que no treino anterior, o que possibilita que, durante o treino, todos os atletas se motivem uns aos outros, permitindo atingir a melhor versão de cada um individualmente.
Ao entrarmos na box (nome dado ao local onde são realizados os treinos de Crossfit), sabemos o nome dos nossos companheiros de treino, sabemos o que gostam mais, conhecemos os seus pontos fracos, o que permite que possamos ajudar-nos sempre, seja a corrigir os movimentos, seja a aumentar a carga de um levantamento. Não suportamos ouvir as palavras “não consigo”, preferimos “ainda não consigo”, porque apesar de naquele momento não termos conseguido, temos vontade de trabalhar para poder dizer“consegui”.
O meu percurso no Crossfit  começou há sensivelmente um ano. Incentivada pela minha irmã, fui experimentar um treino, dizendo sempre que seria a primeira e última vez, que não era desporto para mim, que não tinha jeito e não ia gostar. Bastaram 60 minutos para perceber quão errada estava e quão arrependida fiquei por não ter experimentado mais cedo. O que mais me agradou quando experimentei, foi o facto de poder treinar lado a lado com um grupo de pessoas que já treinava há anos, pois todos os treinos têm a possibilidade de adaptar os movimentos nele incluídos, tornando-se na modalidade mais inclusiva a nível desportivo. Para todos os exercícios há adaptações em movimentos mais simples e básicos, de forma a que todas as pessoas possam participar no treino ao mesmo tempo. Desta forma, ninguém se sente excluído, toda a gente começa e acaba todos os treinos, fazendo todos os movimentos.
Comparativamente com todas as outras modalidades que frequentei, no Crossfit encontrei um grupo de pessoas que me motiva, que me ajuda, que me incentiva a ser mais e melhor, a cada dia. Nunca fui uma apaixonada pelo desporto, até entrar numa box e perceber a energia que aquelas paredes nos transmitem. Dentro daquele espaço, somos todos atletas, somos todos crossfitters, somos todos melhores do que fomos ontem e queremos todos ser melhores amanhã.
Deste ano que passou, posso concluir que o Crossfit mudou a minha vida para melhor, muito melhor. Estou mais forte, física e psicologicamente, consigo fazer coisas que há um ano eram impensáveis, melhoro a cada dia que passa. Já participei numa prova internacional e estou a caminho de participar noutra, faço uma alimentação muito melhor, durmo melhor, rentabilizo mais o meu tempo, para conseguir treinar no final de cada dia. Falhei eventos, faltei a alguns jantares de amigos, cheguei atrasada a outros tantos, porque pus os treinos em primeiro lugar. E continuo a fazê-lo, porque ganhei saúde, ganhei amigos, ganhei uma família que está sempre de braços abertos para me receber, na box ou fora dela, com um sorriso e um “never give up”, tal qual está escrito na parede das nossas instalações. Estou a construir uma melhor versão de mim própria, sou melhor pessoa do que era ontem e anseio pelo amanhã, onde vou ser ainda melhor. Por tudo isto, não percam mais tempo, visitem a box mais perto de vocês e deixem-se contagiar pelo Crossfit!