Jantar de Natal com Húngaros sem Glúten para oferecer

terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Nesta época do ano não faltam por aí jantares de natal e eu gosto sempre de fazer um em casa para amigos. Acho mais acolhedor, como a época pede. 
Este ano não foi diferente, e o jantar já aconteceu. 

É importante planear com alguma antecedência e tentar perceber quantas pessoas vão pelo menos uma semana antes.



Nesta época do ano não faltam por aí jantares de natal e eu gosto sempre de fazer um em casa para amigos. Acho mais acolhedor, como a época pede. 
Este ano não foi diferente, e o jantar já aconteceu. 
É importante planear com alguma antecedência e tentar perceber quantas pessoas vão pelo menos uma semana antes. 
Depois é pensar numa ementa simples, que não precise de ser feita na hora para podermos ter tudo preparado e estarmos minimamente livres para o convívio. 
Para entrada funciona sempre bem um paté com tostas, uma bôla de carne, uns rissóis, uns folhados com queijo e mel, uns rolinhos de massa folhada, são tantas as opções (estas são as que me parecem mais simples e fáceis para quem não quer perder muito tempo na cozinha).
Este ano optei por rissóis, paté de atum com whisky, batatas bravas com vários molhos e tábua de queijo e presunto.
Como prato principal funciona muito bem um assado ou até mesmo uma raclette para todos trabalharmos :p
Eu decidi fazer bacalhau espiritual com a ajuda da Bimby porque podia ficar praticamente preparado no dia anterior e depois é só levar ao forno enquanto se comem as entradas.
Para sobremesa, eu confesso, não sou muito fã dos fritos de natal e prefiro até uma sobremesa de colher. Mas o que acho muito giro é ter numa mesa uma torta decorada como tronco de natal, um semi-frio de frutos vermelhos ou até de lima, um arroz doce, uma pavlova ou até mesmo um bom queijo com compota de abóbora ou outra.
Como este ano um dos convidados fazia anos, a sobremesa foi bolo que uma amiga levou.



Gosto sempre de mimar os convidados, e como já vem sendo hábito preparei uns húngaros que podem rever a receita neste post. Este ano fiz uma alteração e usei farinha sem glúten da Doves Farm que podem encontrar à venda nas lojas Celeiro ou no Jumbo.