De Pisa a Bérgamo, com visita chuvosa ao Lago Como

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
As três últimas cidades de Itália que visitei foram Pisa, Bérgamo e Como. Não estive muito tempo em cada uma, mas acho que foi mais do que suficiente. 
Pisa era daquelas cidades que uma pessoa acha que já conhece só da quantidade de fotos que vê pela net. É pequenina e achei-a muito fofinha!

Fomos de carro mas foi muito fácil estacionar e, com tempo, arranja-se estacionamento gratuito. O ideal mesmo é estacionar à volta da ponte do centro da cidade e ir a pé para a zona da Torre di Pisa uma vez que há uma parte do caminho que já só se pode fazer a pé.
Na Plaza de los Milagros não faltava gente. Eram excursões e mais excursões e imensas pessoas a tentarem tirar as tais emblemáticas fotos nas mais variadas posições com a Torre di Pisa. Nesta zona também encontram o Duomo e Battistero di San Giovanni.
Hoje em dia já não se pode pisar a relva que está nesta praça e por isso só se vêm pessoas empoleiradas para conseguirem tirar fotos engraçadas. E vá, eu também fiz essa figura. 
Quem quiser pode subir à torre e apreciar a paisagem. Para isso precisam de subir 269 degraus de escadas. Eu não subi porque a fila era enorme. Mais uma vez vos aconselho a levarem os bilhetes comprados antes da viagem.






Depois seguimos viagem até Bérgamo. Escolhemos esta cidade porque era mais barata em termos de alojamento e já ficava perto de Como e do Aeroporto para o dia seguinte. As expectativas não eram nenhumas. Ficámos num apartamento perto do centro e por isso sem mapa e sem qualquer orientação fomos caminhando em direção ao que nos parecia ser a zona histórica. Foi muito fácil caminhar por lá.
Ainda assim, e para quem não tinha planos, ainda vimos o Duomo, a Piazza Vecchia onde está situado o café del Tasso que é bastante procurado pelos turistas. Podem aqui também ver o Palazzo della Ragione. Caminhámos pela Via Tourquato Tasso e aqui lembro-me que fizemos uma paragem para comer uma mini pizza. Achei esta zona muito gira, porque é turística, cheia de lojas, bem cuidada e leva-nos até ao centro da cidade. Muito pertinho está a rua Sentierone onde se vêem muitas pessoas locais (vi muitas famílias com imensas crianças).
Passámos também pelas antigas portas da cidade e aqui decidimos ir fazer um mini jantar aos 100 Montaditos. Confesso que não me sabe tão bem como em Espanha, mesmo sabendo que provavelmente é tudo igual! Não sei explicar! E a verdade é que nunca os encontro tão cheios, nem em dia de Euromania (sandes a 1€).
Aconselho vivamente a visitarem Bérgamo. Muitas vezes não é uma cidade incluída nos roteiros a Itália, mas vale muito a pena e é muito acessível.







No último dia o plano era passar a manhã em Como, fazer um piquenique perto do lago e a meio da tarde irmos embora para o aeroporto.
A ideia até podia ser interessante mas nesse dia choveu imenso. Ainda assim, não desistimos e fomos até Como mas optámos por sair do carro apenas para o ver o Lago. Com a chuva, o centro da cidade estava caótico por isso andámos de carro pelas redondezas e fomos até o aeroporto.
Apesar do mau tempo, não me foi indiferente o que vimos. A zona do lago é lindíssima! As paisagens já se começam a aproximar ao que encontramos na Suiça (que está ao lado praticamente).





Todos estes posts de Itália foram escritos com a sensação de que foi uma viagem que valeu muito a pena. Conhecemos muito, sobretudo do que nem é assim tão turístico. Compensou ir de carro, não só economicamente mas sobretudo pela viagem em si.
Adorei Itália! E que bom faltarem-me ainda tantas outras cidades para visitar!