Visita a Sever do Vouga com Roteiro Gastronómico #5 Pérola do Vouga

sexta-feira, 1 de julho de 2016
No fim de semana passado, a convite de uma amiga, fui até Sever do Vouga à festa do mirtilo. Eu e a fruta não somos nada amigas, é uma história muito complicada aliás, que daqui por uns tempos tenho de vos contar!

Começámos então a nossa visita por ir conhecer a Cascata da Cabreira com águas do Rio Mau. Como podem ver, a paisagem é muito bonita, dá para tomar banho (mas não esperem água quente) e o local é de fácil acesso. Para além disso há sempre muita gente por lá, o que não deixa de ser importante uma vez que estes locais muitas vezes não são vigiados.





Em seguida, e não muito longe dali, fomos visitar a Cascata da Filveda. Este local não é de fácil acesso (para não dizer difícil!) e nem se encontram placas a orientar o caminho até se lá chegar! 
É muito importante levar calçado confortável já que o piso ao longo do percurso a pé é irregular e por vezes íngreme e é preciso caminhar uma distância ainda razoável. Eu não sabia bem para o que ía por isso fica a dica!
Mas posso-vos dizer que valeu bem a pena, porque realmente muitas vezes não temos noção do que há de bonito em Portugal. E este sítio é um daqueles que prova isso mesmo como podem ver pela imponente cascata com um caudal de água assinalável que nos faz imaginar por momentos que entrámos num daqueles filmes de fantasia tal a dimensão da mesma. Se alguma vez a forem visitar, aconselho a avisarem alguém porque não é um local movimentado, e vale a pena prevenir.





A meio da tarde fomos até à feira do mirtilo onde não faltavam produtos feitos à base deste fruto, desde bolos a chás, passando por bebidas até a invulgares cosméticos à base de mirtilo. O espaço era muito agradável e, além de toda a parte comercial, ainda existiam atividades para os mais novos e atuação de bandas musicais.
Gostam de mirtilos e uma bonita feira em pleno início de verão? Então têm de dar um saltinho numa próxima edição!

Para jantar, depois de uma tarde inteira fora de casa, decidimos sair do recinto e ir até à Pérola do Vouga comer o excelente frango de churrasco com molho especial pela qual esta casa é conhecida. Para quem não for fã de frango de churrasco, eles têm outros pratos bastante bons onde posso destacar o bacalhau frito com molho de cebolada com batata frita a acompanhar que eu também já provei e que também gostei bastante.

Para além do bom frango de churrasco, houve outro pormenor que me deliciou neste restaurante. O pão!!! Pois é, e eu que por regra vou evitando o pão o mais possível (excepto ao pequeno almoço) não consegui resistir a este. Porquê? Era um pão quentinho, acabado de sair do forno, rústico e com um ótimo sabor e textura. Encheu-me o coração!

Vale a pena visitar esta churrascaria? Para mim é obrigatório para quando se vai em viagem pela A25 naquela zona, uma vez que fica a mais ou menos 3km da saída.