"Bebidas muito quentes provavelmente causam cancro do esófago" - Vamos lá esclarecer isto (fãs de café não desesperem!)

quinta-feira, 16 de junho de 2016
Nos últimos tempos têm sido inúmeras as notícias que nos elucidam que este ou aquele alimento faz mal à nossa saúde. Os nossos ricos enchidos já foram contemplados com esse título, o bacon foi bastante falado mas agora a notícia mais recente é outra!



Nos últimos tempos têm sido inúmeras as notícias que nos elucidam que este ou aquele alimento faz mal à nossa saúde. Os nossos ricos enchidos já foram contemplados com esse título, o bacon foi bastante falado mas agora a notícia mais recente é outra!

Ontem, dia 15 de Junho, a OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou que "as bebidas muito quentes provavelmente causam cancro de esófago". E ficou logo tudo alarmado! Lá se foram os chás quentes e o café servido em chávena quente.

Mas calma! Primeiro é preciso entender o que eles consideram como temperatura elevada: que são as bebidas consumidas acima de 65º. Depois também se deve clarificar que não há qualquer tipo de influência ou aumento do risco consoante a bebida ingerida. Neste artigo do Jornal "O Público" podem ler tudo sobre o resultado dos estudos que foram feitos, inclusive, ao efeito do consumo tradicional de chá-mate em países como a Argentina. Aqui também podem confirmar que esta notícia acaba por não trazer grande novidade uma vez que já se conhecia os efeitos das elevadas temperaturas neste tipo de situações. "Isto não é nada de novo", sublinha o director do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, que prefere destacar a "boa notícia" que representa a "desclassificação" do café como "possivelmente cancerígeno". "O que se faz é uma reclassificação em que os peritos atribuem o risco não ao chá nem ao café, que até podem ter efeitos protectores, mas sim às temperaturas muito elevadas", enfatiza, frisando que esta é uma associação "natural". "As temperaturas muito elevadas provocam queimaduras e as queimaduras provocam alterações nas células", explica.

Aparte de bebidas e temperaturas, mantém-se a evidência científica de que o consumo de álcool e tabaco são os principais causadores deste tipo de cancro.

Este tipo de notícias também são importantes para nos levar a fazer uma reflexão sobre o verdadeiro significado de alguma coisa ser "causa provável de cancro". Para o comité de investigação na área do cancro da OMS, qualquer produto que tenha alguma influência nestas patologias, por mais mínimo que seja, mesmo que não tenha sido estudado de forma aprofundada, é colocado na lista de causas prováveis de cancro. Nesta lista já constam por exemplo alguns pesticidas e a carne vermelha.

Aproveito para vos deixar um vídeo que encontrei e que explica muito bem isto de ser ou não causa provável de cancro, e como é que se chega a esta classificação. Podem até ir tirar uma café ou fazer um chá para beberem enquanto o vêem ;P